Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa = chocolate!

Essa época de páscoa é óóóótema pra comprar chocolate! Eu mesma sou viciadíssima, toda vez que eu vou comprar alguma coisa em farmácia ou supermercado sempre pego um tabletinho, hehehe.
eu vou colocar aqui uma matéria interessante que eu vi sobre chocolate! clique aqui embaixo pra saber mais ;) 






"O chocolate é uma delícia apreciada o ano todo, mas o consumo é sempre maior na época da Páscoa. Rico em vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico, é uma excelente fonte de energia, apesar de seu elevado teor calórico, principalmente em gorduras.

Sustâncias contidas no chocolate podem ser benéficas à saúde e principalmente ao coração. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, é interessante para controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL).

“O coração é beneficiado pela teobromina presente no chocolate, uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e no muscular, favorecendo o funcionamento do coração e prevenindo a hipertensão arterial”, explica Renata Cristina Campos Gonçalves, nutricionista do GANEP Nutrição Humana, especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Cuidado com os exageros

O excesso do chocolate na Páscoa, ou em qualquer época, pode ser prejudicial, principalmente se estes forem ao leite e branco, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Em excesso, pode causar enxaqueca, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A diarréia também pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura.

De acordo com a nutricionista, existem várias pesquisas que comprovam os benefícios do chocolate. Uma delas é da Mayo Clinic Health Letter que demonstrou que o chocolate escuro (amargo), que possui níveis elevados de flavonóides antioxidantes, age como protetor cardiovascular. Em artigo publicado na revista Nature, os cientistas afirmaram que a adição do leite ao chocolate pode cortar essa propriedade benéfica.

“O chocolate amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares”, ressalta a nutricionista Renata Gonçalves.

Para as pessoas obesas, o consumo deve ser moderado, por conta de seu alto valor calórico e gorduras. Pessoas acometidas de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula devem evitar a ingestão dos chocolates ao leite. Assim, é indicado que, para os intolerantes à lactose e os pacientes diabéticos, o consumo seja de chocolates e ovos de páscoa especiais.

Mitos e verdades


Verdade

O chocolate transmite sensação de prazer, promove bem-estar e alivia a tensão. O responsável por isso é uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção da serotonina, que atua no cérebro junto às emoções.

Mito

Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne.

Verdade

Ao contrário do que se pensa o consumo do chocolate não causa dependência ao organismo. O uso constante se dá porque as pessoas sentem prazer de comê-lo e não por imposição fisiológica ou psicológica.



Os diferentes tipos de chocolate

Seja branco, ao leite, amargo, em pó ou diet, o chocolate é sempre irresistível. Mas além de delicioso, é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar.

“O chocolate amargo, é considerado o mais saudável, mas em excesso aumenta riscos de doenças cardiovasculares e obesidade, pela alta concentração de gordura”, enfatiza Renata Cristina Campos Gonçalves, nutricionista do Ganep Nutrição Humana, especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela SBNPE.

No caso do chocolate ao leite, a massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado. Já o branco, contém manteiga de cacau. Ambos são ricos em gorduras saturadas. Quando consumidos em excesso, podem causar irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A versão diet não tem açúcar, por isso é indicada aos diabéticos. Como apresentam alto teor de gordura, são também bastante calóricos, como os demais."



FONTE 

Espero que vocês tenham gostado do post! Feliz Páscoa pra todas e manerem no chocolate! 

2 comentários:

Tudo passa disse...

eu comi uns chocolatinhos ontem jah hehehehe
gostei da reportagem Ju
beijinhos

feliz pascoa

Deborah disse...

Oi, tudo bem?
Essa época é ótima mesmo pra comer chocolate, tem tantas opções. *-*
Na tpm então, da vontade de viver de chocolate. //exagerada
Beijos, volta sempre.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails